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imóveis inteligentes e sustentáveis

 

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  1. Documentos Necessários
  2. Civilidade
  3. Checklist dos Documentos Entregues
  4. Registro de Novo Colaborador
  5. Conta Salário / Bancária
  6. EPI - Discriminação e Recibo
  7. Cartão Cidadão
  8. Folha para Anotações

 

 

Documentos necessários para o candidato a uma possível vaga futura

 

Atenção aos Esclarecimentos a seguir:

 

A entrega da documentação não garante a contratação imediata

 

A entrega da documentação é necessária para CANDIDATAR-SE a uma futura vaga que possa ficar disponível

 

Entregar a documentação completa para o Sr. Encarregado da Obra que encaminhará para os procedimentos cabíveis do RH da empresa

 

Documentos Necessários

 

  • Cópia da Carteira de Trabalho
  • Cópia do CPF
  • Cópia da Carteira de Identidade
  • Cópia do Título de Eleitor
  • Cópia do PIS e/ou Cartão do Cidadão
  • Cópia da Carteira de Motorista
  • Cópia de Comprovante de Residência (fatura da CEB - CAESB - celular > a mais recente)
  • Telefones Fixos e Celulares para Contato
  • E-mail para Contato
  • Cópia da Declaração de Escolaridade
  • 02 Fotografias 3X4 com data recente
  • Cópia do Certificado de Reservista ou Dispensa de Incorporação
  • Cópia da Certidão de Nascimento (se solteiro)
  • Cópia da Certidão de Casamento (se casado)
  • Cópia da Certidão de Nascimento dos Filhos Menores de 16 anos
  • Cópia da Caderneta de Vacinação dos Filhos Menores de 05 anos
  • Comprovante de Frequência Escolar dos Filhos de 07 a 16 anos
  • Conta-Salário e/ou Conta Bancária CEF / No. da Agência / No. da Conta Bancária

 

 

 

Civilidade & Valores

 

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A Civilidade faz parte das nossas normas de conduta.

 

Ser civilizado é um padrão de conduta que orienta como nossos colaboradores., parceiros e trabalhadores devem interagir: sempre pensar e almejar tratar todas as outras pessoas com consideração e respeito.

 

As relações vão sendo construídas durante o processo para alcançar o objetivo.

 

Mesmo durante debates,  devem se portar educada e calmamente e de modo razoável, de modo a manter o foco na melhoria das relações e em ajudar em manter um ambiente de trabalho agradável.

 

Esse é o comportamento que espera-se de todos quando interagirem com seu colegas de trabalho, e a maneira apropriada de lidar com problemas que possam surgir.

 

A educação,  a serenidade, o respeito e a gratidão devem ser consideradas e aplicadas a todo o tipo de interação com seus colegas de trabalho, parceiros, colaboradores, fornecedores, funcionários e visitantes

 

 

 

Incivilidade

 

Incivilidade consiste em ataques pessoais, grosseria, e comportamento agressivo que perturbem o projeto e conduz a ‘’stress’’ improdutivo e conflito.

 

Somos todos humanos, capazes de cometer erros, por isso, incidentes menores não são por si só uma preocupação maior.

 

O padrão comportamental de incivilidade é desagregador e inaceitável, e pode resultar em bloqueios se chegar ao nível de assédio ou ataques pessoais flagrantes.

 

Um único ato de incivilidade pode também passar dos limites se for suficientemente severo: por exemplo, abuso verbal extremo ou profanidade dirigida a outra pessoa.

 

Em geral, seja compreensivo e não retaliatório quando lidar com incivilidade.

 

Se outras pessoas se comportarem de forma não civilizada, seja tolerante e compreensivo (as pessoas dizem coisas inapropriadas quando estão perturbadas) não julgue os outros para não ser julgado da mesma forma e não responda da mesma forma desagradável que falaram com você

 

Se necessário, expresse com gentileza que pensa que o comentário não foi civilizado, e torne claro que quer passar em frente e concentrar-se na questão do conteúdo.

 

As palavras por favor, e muito obrigado fazem parte da humildade e da gratidão às outras pessoas.

 

 

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Cooperação e civilidade

 

Diferenças de opinião são inevitáveis num projeto colaborativo como é um construção e um canteiro de obras.

 

Quando se discutem estas diferenças algumas pessoas, tentativa de serem francos, podem ser desnecessariamente bruscos.

 

Outros editores podem parecer ultra-sensíveis quando as suas opiniões são contestadas.

 

Palavras silenciosas e impessoais não transmitem completamente as nuances da conversação verbal, levando por vezes à má interpretação dos comentários.

 

Uma observação não-civilizada pode aumentar o calor uma discussão apaixonada para uma argumentação pessoal que já não se concentra mais objetivamente no problema em questão.

 

Tais trocas desperdiçam os nossos esforços e destroem um ambiente de trabalho produtivo e positivo.

 

Resolva diferenças de opinião através de discussão civilizada; discorde sem ser desagradável.

 

Discussão sobre outros pessoas devem se limitar a dissertações educadas sobre as suas ações.

 

Espera-se que os trabalhadores sejam razoavelmente cooperativos, que se abstenham de fazer ataques pessoais, que trabalhem dentro do âmbito do respeito, e que responda a questões feitas de boa fé, com a verdade.

 

Tente tratar os outros como colegas respeitados e como quem trabalha num projeto importante.

 

Seja especialmente acolhedor e paciente com novos funcionários.

 

Ajude outras pessoas desencoraje ações não-construtivas.

 

Evitando a incivilidade

 

Incivilidade – ou a aparência de incivilidade – tipicamente surgem de disputas de conteúdo acaloradas.

 

  • lembre-se de explicar as suas ações

 

  • evitar comentários pessoais sobre outros colegas

 

  • explique em detalhes a sua visão da situação.

 

 

Explique as suas ações.

 

Coisas que não estejam bem explicadas podem ser percebidas como incivilizadas, quer seja essa a intenção da pessoa ou não.

 

Civilidade é um código de conduta, um modo de vida.

 

 

A incivilidade, grosseiramente falando pode ser definida como comportamento com foco pessoal (pensando apenas em si mesmo) que causa uma atmosfera de maior conflito e estresse.

 

Nossas normas de conduta afirmam que todos devem agir com civilidade em relação aos outros.

 

Para que a sua empresa continue crescendo de maneira sustentável e harmoniosa é necessário que toda a comunidade reflita sobre isso.

 

 

A seguir temos alguns aspectos para um bom convívio entre todos:

 

 

Normas de Conduta

 

Certas normas de conduta são necessárias para que o ambiente continue se desenvolvendo e se torne um local saudável de convivência e trabalho.

 

Colaborar com um ambiente saudável e positivo de companheirismo e trabalho é o que se espera de todos.

 

Porém por falta de conhecimento sobre etiqueta, muitas pessoas acabam poder cometer alguns enganos.

 

 

 

Veja coisas que não se deve fazer no canteiro de obras, no trabalho ou em casa:

 

 

• Não provoque

 

• Não seja rude

 

• Não insulte

 

• Não agrida

 

• Não recorra a gozações ou escárnios durante discussões, principalmente nas mais acaloradas

 

• Não use palavras de baixo calão (palavrões são de má educação)

 

• Não faça apologias

 

• Não ofenda ninguém

 

• Não faça sugestões inconvenientes apenas para provocar

 

Como e por que incivilidade ocorre?

 

  • quando as pessoas têm diferentes opiniões

 

  • quando há um conflito sobre a divisão do poder

 

  • quando a quantidade de pessoas do grupo de trabalho aumenta

 

É PROIBIDO PELA LEI a ingestão de bebida alcoólica no canteiro de obras sendo motivo para demissão por justa causa, por colocar a si mesmo e aos seus colegas de trabalho em risco.

 

TAMBÉM É PROIBIDO o uso de drogas ou quaisquer outras substancias alucinógenas sendo motivo para demissão por justa causa, por colocar a sim mesmo e a seus colegas de trabalho em risco.

 

TAMBÉM É PROIBIDO O USO DE CELULAR NO EXERCÍCIO DE SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS NO CANTEIRO DE OBRAS de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Julho de 2014.

 

É PROIBIDA A ENTRADA OU PERMANÊNCIA NO CANTEIRO DE OBRAS de pessoas que não sejam trabalhadores, em qualquer horário da semana ou nos finais de semana.

 

Cada trabalhador não conhece bem todos os outros e pode não conseguir perceber a importância de um dos colegas tem para a realização do projeto de construção.

 

Todos são importantes se desempenharem de forma exemplar suas funções.

 

Devem se empenhar em criar novos laços de respeito e consideração uns pelos outros.

 

Encobrir uma má reputação em uma grande comunidade é mais fácil do que em uma pequena como é um canteiro de obras.

 

Algumas vezes, usuários particularmente diferentes entram no projeto.

 

A falta de educação destes pode levar outros a serem mal educados também.

 

Muitas vezes, usam insultos no calor do momento gerado por um longo conflito.

 

Insultos essencialmente inviabilizam a discussão.

 

Frequentemente, a pessoa que insultou arrepende-se de ter usados palavras desagradáveis.

 

Neste caso, há uma boa razão para retirar as ofensas ou amenizar as palavras.

 

Em outros casos, a ofensa é proposital: seja para "distrair o oponente" ou, simplesmente, para intimidá-lo e afastá-lo trabalho e do projeto ou, ainda, para induzi-lo a cometer uma incivilidade ainda maior, que poderia levá-lo ao isolamento ou demissão.

 

Nestes casos, é muito menos provável que a pessoa que insultou arrependa-se e desculpe-se.

 

Alguns colegas deliberadamente conduzem outros a quebrarem o código de civilidade, sem parecer estar violando nenhuma regra da comunidade.

 

Isto pode constituir uma forma de trolling e, certamente, não é uma forma civilizada de agir.

 

 

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Por que a não ser educado com os outros é ruim?

 

  • Porque a união é quem faz a força.

 

  • Porque deixa as pessoas infelizes e estressadas

 

  • Porque deixa as pessoas irritadas, podendo levá-las a agirem também de forma não educada, criando assim um ciclo vicioso

 

  • Porque coloca as pessoas na defensiva e deixa-as pouco dispostas a cooperar

 

  • Porque as pessoas deixam de assumir a boa fé (acreditar no outro), dificultando a resolução de problemas que possam surgir

 

  • Porque os objetivos de discussão, que são atingir o consenso e melhorar o a qualidade do trabalho a ser executado

 

  • Porque somos uma comunidade de trabalhadores e nossos membros devem zelar pela boa convivência e se lembrar do verdadeiro motivo de terem começado a trabalhar, criar um ambiente de trabalho positivo e construtivo para todos e um exemplo para a comunidade

 

  • Porque cria um ambiente em que as pessoas se fecham em pequenos grupos de apoio para se protegerem, separando e polarizando o grupo

 

  • Assim, o diálogo fica reduzido e há maior dificuldade para lidar com conflitos que possam vir a aparecer.

 

 

Sugestões gerais: prevenindo o comportamento não-apropriado

 

 

  • Previna conflitos entre colaboradores: a opinião de uma terceira pessoa no início de um conflito pode ser muito positiva

 

  • Tente atrasar as respostas entre pessoas que se encontram em conflito, assim eles ganham tempo para se acalmarem

 

  • Pressione seus colegas de trabalho, mostrando-lhes seu descontentamento quando estes não são corteses e educados

 

  • Procure encontrar a raiz do conflito e fazer com que as partes assumam um compromisso de bom relacionamento

 

  • Peça aos trabalhadores em conflito a se distanciarem de quaisquer tipo de  discussões e recomende o uso dos processos de mediação

 

  • Aconselhe certos trabalhadores a se distanciarem de assuntos como futebol, política e religião

 

  • Nunca responda no mesmo tom mal educado, pois de vítima você pode passar a ser culpado

 

  • Bom comportamento deve ser elogiado
  •  
  • Todo dia sem acidentes é um bom dia!

 

RECIBO DE EPI

 

Eu, nome-completo-por-extenso , portador do CPF no. 000.000.000-00 ,  recebi nesta data os seguintes equipamentos de proteção:

 

  • Capacete de Proteção ______________________
  • Óculos de Proteção ________________________
  • Protetor de Ouvidos________________________
  • Cinto de Segurança________________________
  • Par de Luvas de Raspa_____________________
  • Par de Luvas de Látex______________________
  • Par de Botas Tamanho_____________________

 

Declaro que os equipamentos que ora recebo são de propriedade da empresa e que cuidarei deles como se meus fossem e usá-los durante meu horário de trabalho.

 

Estou ciente de que em caso de dano, poderei trocar por outro desde que apresente o quebrado.

 

Brasília, Distrito Federal, DD de Mês-Em-Curso de AAAA

 

 

______________________________________________________

nome-completo-por-extenso

 

 

CARTÃO CIDADÃO

CEF – Caixa Econômica Federal > Cartão do Cidadão

 

  1. O que é o Cartão Cidadão?
  2.  

O Cartão Cidadão é um cartão magnético, emitido pela CAIXA, que permite consultar informações e efetuar saques dos benefícios sociais e trabalhistas a que tenha direito.

  1.  
  2. A quem se destina?

 

Ao cidadão que possua vínculo com o FGTS ou tenha sido identificado no PIS como beneficiário de Rendimentos ou Abono Salarial ou ainda esteja recebendo parcelas do Seguro-Desemprego, Programas de Transferência de Renda (Bolsa Família, Bolsa Atleta, outros), caso não tenha o benefício creditado em conta-corrente.

  1.  
  2. Quais operações podem ser feitas com ele?

 

- Consulta de saldo e extrato do FGTS, bem como saldo de quotas do PIS;

- Efetuar saque da conta vinculada ao FGTS;

- Recebimento de benefícios a que tenha direito.

 

4. Quais os pré-requisitos para adquirir o Cartão Cidadão?

 

Para ter acesso ao Cartão Cidadão, é necessário estar cadastrado no PIS/PASEP, no Número de Inscrição Social (NIS) ou no Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). Os dados cadastrais e o endereço devem estar atualizados e válidos perante a CAIXA. Caso já possua outro cartão referente aos programas de transferência de renda, como o do Bolsa Família, por exemplo, o cartão não será emitido pois todos esses cartões possuem a mesma função - consulta e recebimento dos benefícios sociais.

  1. O que preciso fazer para adquirir o Cartão Cidadão?

Você pode solicitar o cartão por meio da central telefônica, por meio do telefone 0800-726-0207 ou em uma Agência CAIXA. Porém, para usá-lo, você precisará de uma senha e a mesma deverá ser cadastrada em uma unidade lotérica ou em agência da CAIXA.

  1. Qual a documentação necessária para solicitá-lo?

A identificação do cidadão é feita pela apresentação de, pelo menos, um dos seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade;
  • CNH, novo modelo, desde que esteja dentro do prazo de validade;
  • Carteira Funcional emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, desde que tenha fé pública;
  • CTPS- Carteira de Trabalho;
  • RG – Carteira de Identidade;
  • Identidade Militar;
  • Carteira de Identidade de Estrangeiros;
  • Passaporte.

Se o documento apresentado não for considerado suficiente para a identificação do cliente, outros podem ser solicitados.

Para a comprovação de endereço, pode ser pedido, ainda, documento que contenha, principalmente o CEP da sua residência. (conta de luz, água, telefone fixo ou celular).

  1. Quanto tempo leva para receber o Cartão  Cidadão?

O prazo de recebimento é de até 15 dias úteis após a solicitação.

  1. Tenho que pagar alguma taxa para fazer o Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão é gratuito, sendo proibida qualquer forma de cobrança pela emissão.