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imóveis inteligentes e sustentáveis

 

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FAQs - Perguntas Frequentes

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Deixe-nos simplificar para você...

Quero visitar um imóvel, onde pego as chaves?

 

As chaves ficam disponíveis na própria edificação, mas, eventualmente poderão estar no escritório da administradora ou sendo visitado

Consulte pelo telefone 61 3273-5002 antes de se dirigir ao local

Como haverão outras pessoas trabalhando na edificação, para segurança de todos, para receber as chaves será necessário apresentar seu documento de identidade: Carteira de Motorista, RG, Passaporte e fornecer algumas informações

 

  • Nome Completo
  • Endereço
  • No. do CPF
  • No. do RG
  • E-mail / Skype
  • Telefones fixo e móvel para contato imediato (whatsapp/SMS)

 

Nas edificações que possuem controle de acesso por biometria poderá ser necessário scannear suas digitais

 

Sempre alguém irá acompanhar sua visita

 

* Sugerimos que visite mais de um imóvel (se disponível), assim poderá avaliar qual(ais) imóveis e quantos imóveis se adequam melhor à sua atividade

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Tipo de Aluguel - Documentação - Garantia Versão 20.12.2020.png

Quais são os tipos de garantias oferecidas para um contrato de locação?


 

Nome da Garantia

 

 

Tipo da Garantia

 

Na Inadimplência

 

Fiança Bancária

 


Fiança


Seu BANCO paga a quantia negociada na caução


 

Título de Capitalização

 


Caução


A SULAMÉRICA paga a quantia negociada no Título de Capitalização

 

Seguro Fiança

 


Fiança


A PORTO SEGURO tentará realizar o contrato ou fará o pagamento da quantia negociada na caução

 

Fiadores

 


Fiança


Fiadores poderão ser acionados para o pagamento de valor em aberto, caso ocorra


 

Na Fiança Bancária, não são necessários os fiadores, nem Título de Capitalização, nem Seguro Fiança; converse com o seu gerente

Geralmente a carta de Fiança Bancária é emitida por 360 dias e admite renovação, sendo necessários aproximadamente de 10 a 15 dias de prazo para análise, o valor da carta de fiança é abatido do limite de crédito/capital de giro junto ao banco, o avalista é o banco emissor da carta, converse com seu gerente

Na modalidade fiança realizada por Fiadores, recomenda-se que os fiadores sejam do círculo muito próximo do afiançado para acompanhar de perto e com transparência o andamento do contrato junto ao afiançado e à administradora do imóvel, é importante:

  • manter suas informações para contato atualizadas
  • sempre sentir-se sempre confortável para solicitar ao afiançado a apresentação mensal dos comprovantes de pagamento quitados

Cada caso é um caso, converse com as instituições para decidir qual garantia se adequa melhor ao seu contrato

Em alguns contratos, dependendo do valor do contrato de locação e da documentação do pretendente à locação, o contrato poderá ser firmado apenas com garantias do próprio pretendente à locatário

Posso fotografar ou fazer vídeos do imóvel?

Sim, claro que pode...

É importante para poder rever detalhes que às vezes podem passar desapercebidos no momento da visita, para conversar com sua família, amigos, sócios, decorador, arquiteto...

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Onde entrego os documentos para alugar?

 

Endereço para entregar os documentos:

 

  • SHC/Norte Quadra 112 Bloco D Lojas 58/62
  • Asa Norte - Brasília - Distrito Federal - CEP 70762-540
  • Tel: 61 3273-5002

 

Dias e Horário de funcionamento:

 

  • de segunda à sexta feira: das 09:00 às 12:00 hs e das 14:00 às 17:00 horas

 

Se desejar enviar pelo CORREIO:

 

  • SEDEX (Sedex Hoje - Sedex 10 - Sedex Convencional)
  • com AR
  • ou AR-MP

 

O CORREIO gerará um número para rastreamento da correspondência remetida.

 

Assim que for possível, nos envie esse número de rastreamento por meio eletrônico, ligando para o telefone 61 3273-5002 ou para o celular 61 99961-9800 whatsapp/SMS - especificando do que se trata - para podermos acompanhar o trânsito de seus documentos.

 

Endereçador dos Correios:

http://www2.correios.com.br/enderecador

 

Rastreamento:

http://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/default.cfm

 

Desejo solicitar uma cópia do Contrato de Locação, como faço isso?

O contrato de locação é sempre firmado em 04 (quatro) vias de igual teor e forma (exatamente iguais), sendo:

 

  • 01 via do locador
  • 01 via do locatário
  • 02 vias da administradora

 

As vias de cada um são entregues tão logo estejam assinadas com as assinaturas reconhecidas pelos cartórios

 

Caso tenha perdido ou extraviado sua via do contrato de locação, envie mensagem por e-mail para contato@imovell.com.br solicitando a copia do contrato; sua solicitação será atendida o mais rapidamente possível, normalmente em um prazo de 05 (cinco) dias úteis

 

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A autenticação dos documentos ou o reconhecimento de assinaturas tem prazo de validade?

Preferencialmente, é interessante que  as autenticações de documentos e o reconhecimento das assinaturas sejam recentes, menor que 90 (noventa) dias, devido à possível exigência de algumas autoridades governamentais

 

Qual é o valor do aluguel de um imóvel comercial?

 

O valor médio pode ser calculado tendo como base 03 (três) referências:

 

1/3 Pesquisa no mercado do valor de venda de imoveis que se assemelhem:

       

       Valor médio do lote / terreno assemelhado

      + Área Total do imóvel X CUB da Região

       > média aritmética dos valores colhidos no mercado X 0,5 a 1,0 %

 

2/3 Pesquisa no mercado vo valor do aluguel de imoveis que se assemelhem

 

       >média aritmética dos valores colhidos no mercado

 

3/3 Faturamento mensal presumido da empresa no Plano de Negócios / BMC de empresas de                             atividade comercial que se assemelhem

 

       Eg.: Faturamento mensal previsto ....... $150.000,00

              Aluguel 10% ...................................... $  15.000,00

 

                                              Média aritmética de  (1 + 2 + 3) / 3 = ?

 

Não existem regras, podem variar de acordo com inúmeros fatores, como localização, oferta/procura, bairro/vizinhança, metragem, acabamento, insolação, tipo de atividade industrial/comercial exercida; qualidade da edificação, segurança, sazonalidade, instalações, tecnologias disponíveis, serviços disponíveis, manutenção/conservação, filosofia administrativa, infraestrutura pública disponível...

 

 

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Como pago o aluguel?

Disponibilizamos 06 formas de pagamento

1/6 Por meio de boleto bancário do Banco do Brasil

O boleto é gerado pelo Banco do Brasil e impresso por você (usar impressora a Laser)

O crédito será efetuado na conta da administradora após a compensação do pagamento

2/6 Por transferência bancária

A transferência bancária deve ser feita a partir de sua conta para conta da administradora

·        Titular....................

·        CNPJ.....................

·        Banco....................

·        Agência.................

·        Conta Corrente......

As tarifas bancárias correrão por conta do remetente

3/6 Por meio de débito em conta do Banco do Brasil

4/6 Por meio do crediário internet do Banco do Brasil

Todo o processo de autenticação dos clientes envolvidos na transação e a verificação de disponibilidade financeira (para formas de pagamento que exijam essa validação), bem como o processamento financeiro da operação, são realizados em ambiente seguro, garantindo a integridade dos dados em todo o fluxo da transação

A atualização na base de dados se dá em tempo real, permitindo a consulta on line ao status de pagamento (consulta disponível somente para pagamentos via Débito em Conta via internet ou BB Crediário Internet)

5/6 Com cartão de débito

Este método de pagamento poderá ser utilizado em situações especiais e só poderá ser realizado no escritório da administradora, sendo rápido, fácil e altamente seguro

Você nunca, em nenhuma hipótese a nenhum tempo deverá fornecer seus dados bancários para administradora ou a quaisquer funcionários ou terceiros em nome da administradora

6/6 Com cartão de crédito

Este método de pagamento poderá ser utilizado em negociações situações especiais para negociações de dívidas, só poderá ser realizado no escritório da administradora, sendo rápido, fácil e altamente seguro

Você nunca, em nenhuma hipótese a nenhum tempo deverá fornecer seus dados bancários para administradora ou a quaisquer funcionários ou terceiros em nome da administradora

Quais são os dias e horários para a realizar a reforma do imóvel?

 

  • Dias úteis e sábados ........... das 20:00 às 06:00 horas
  • Domingos e Feriados ......... o dia todo

 

Esses dias e horários foram definidos tendo como objetivo evitar quaisquer desgastes no relacionamento entre novos locatários que estão adequando seus imóveis à atividade que vão exercer e os locatários que já estão instalados e trabalhando em suas atividades profissionais, eu sou você amanhã: melhor planejar e prevenir do que remediar

 

Pensamento colaborativo, civilidade, o respeito pelas normas do melhor convívio entre os membros em uma sociedade organizada, as relaçoes vão sendo construídas durante o processo de alcançar o objetivo

 

O direito de uma pessoa termina onde começa o direito da outra pessoa

 

Posso fazer qualquer alteração que quiser no imóvel alugado?

 

Existem partes que não podem ser tocadas.

 

1. A estrutura do imóvel não pode ser tocada em nenhuma hipótese: (de baixo para cima)

 

  • fundações (estacas ou tubulões)
  • vigas de baldrame e caixas
  • pilares
  • vigas e lajes de concreto

 

2. Fachadas

 

3. Áreas Comuns

 

4. Instalações hidráulicas (água e esgoto), águas pluviais, elétricas, telefônicas, redes lógicas comuns (solicitar cópia dos projetos/arquivos à administradora)

 

5. Paredes internas ou externas: uma parede com 20 cm de espessura, metade da parede (10 cm) pertencem à uma unidade e os outros 10 cm à unidade vizinha ou pertencem à área comum, no interior de algumas paredes do imóvel poderão estar passando instalações que pertencem ao condomínio

 

Os projetos para adequação do imóvel à atividade a ser exercida devem ser encminhados para a aprovação da administradora

 

Na dúvida, não ultrapasse: consulte a administradora e profissionais especializados.

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Como lido com o entulho/material da reforma?

  • O entulho deverá permanecer dentro do imóvel em reforma, ser acondicionado em embalagens próprias ou colocado em containers do tipo Disk-Entulho alugado de empresa do ramo estacionado em local apropriado


  • Não poderá permanecer nas áreas comuns da edificação

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O que é Seguro Contra Incêndio e Seguro de Conteúdo?

 Existem dois tipos de seguro de incêndio: o do condomínio e o complementar do imóvel locado.

O seguro incêndio do condomínio é o seguro obrigatório que a lei municipal exige seja feito pelo sindico e pago anualmente. este seguro em caso de destruição total do prédio indeniza os proprietários em suas frações ideais no terreno, não paga um apartamento novo a estes.

O seguro incêndio do imóvel é permitido pela Lei 8.245/91 artigo 22 que determina que o locador pode transferir para o locatário pagar este seguro enquanto durar o contrato de locação.

Ele cobre somente o imóvel e o beneficiário é o proprietário do imóvel que escolhe seguradora de sua confiança.

É pago anualmente em parcela única e chega a até 30% do valor do aluguel, pode-se solicitar cópia da apólice, mas, o original deverá permanecer poder do locador.

 O seguro do conteúdo do imóvel poderá ser contratado pelo locatário em seguradora à sua livre escolha

Como será a renovação do meu Contrato de Locação?

A renovação do seu contrato poderá ser automática se os compromissos locatícios estiverem sendo cumpridas e a garantia contratual estiver válida

Cada contrato é diferente de outro: data de ínico, data do término, garantia contratual oferecida, atividade econômica exercida, comportamento do mercado da construção e imobiliário, inflação, etc...

Poderá haver necessidade de atualizar documentos

Poderá haver a necessidade de renovação da garantia do contrato

Se meu imóvel apresentar algum problema, como devo proceder?

Solicitamos a gentileza de entrar em contato imediatamente após tomar ciência do problema observado, se possível com fotos/vídeos descrevendo o problema, por exemplo: vazamento de água, falta de energia, etc... com o escritório da administradora pelos telefones 61 3273-5002  / 3468-3900 ou 99981-4040 (whatsapp/SMS)

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Vou viajar, como devo proceder?

 

  • Desligue todos os disjuntores no quadro de energia do imóvel
  • Feche todos os registros de água do imóvel
  • Instale um DPS (dispositivo contra surto) no seu quadro de energia
  • Mantenha apenas seu alarme ligado
  • Faça seguro do conteúdo do imóvel com empresa da sua confiança
  • Lembre de fazer um backup de seus arquivos em Cloud, como segurança e para poder acessá-los remotamente, exemplo: Dropbox
  • Apenas as pessoas de sua total confiança devem tomar conhecimento de sua viagem ou ter acesso ao imóvel
  • Forneça seus telefones para contato imediato para as pessoas de sua inteira confiança

 

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IPTU / TLP 2017 - Parcelamento

 

 

Quais são as Regiões Administrativas do Distrito Federal?

 


Região Administrativa / Administração Regional


RA I

Brasilia

RA II

Gama

RA III

Taguatinga

RA IV

Brazlândia

RA V

Sobradinho

RA VI

Planaltina

RA VII

Paranoá

RA VIII

Núcleo Bandeirante

RA IX

Ceilândia

RA X

Guará

RA XI

Cruzeiro

RA XII

Samambaia

RA XIII

Santa Maria

RA XIV

São Sebastião

RA XV

Recanto das Emas

RA XVI

Lago Sul

RA XVII

Riacho Fundo

RA XVIII

Lago Norte

RA XIX

Candangolândia

RA XX

Águas Claras

RA XXI

Riacho Fundo II

RA XXII

Sudoeste/Octogonal

RA XXIII

Varjão

RA XXIV

Park Way

RA XXV

SCIA

RA XXVI

Sobradinho II

RA XXVII

Jardim Botânico

RA XXVIII

Itapoã

RA XXIX

SIA - Setor de Indústria

RA XXXI

Vicente Pires

RA XXXI

Fercal

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Quais são as vistorias que serão realizadas no imóvel?
 

1/4 > Vistoria Inicial

2/4 > Vistoria Periódica

3/4 > Vistoria Pré-Rescisional

3/4 > Vistoria Final ou de Desocupação

 

> Inicial: quando o locatário entra no imóvel e seu objetivo é documentar o estado em que o locatário recebe o imóvel e o estado em que lhe é entregue

 

> Periódica: de acordo com os direitos do locador especificados na Lei do Inquilinato, sempre com dia e hora agendados

 

> Pré-Rescisional: prevendo-se a descontinuidade da locação e sua desocupação, realiza-se a Vistoria Pré-Rescisional com o intuito de avaliar a necessidade ou não da realização de obras para reposição do imóvel conforme a Vistoria Incial, para a realização da vistoria o imóvel deverá estar absolutamente vazio e limpo

 

> Final ou de Desocupação: tem finalidade documentar o estado do imóvel no momento da devolução das chaves ao locador e/ou seu representante legal

 

Nas vistorias podem ser utilizados fotografias do imóvel e suas instalações, vídeos e relatórios

 

Aviso de Desocupação

 

O locatário com contrato vencido e vigorando por prazo indeterminado, deve sua desocupação por escrito e com 30 (trinta) dias de antecedência através de uma carta, e-mail, fax, telegrama

 

Caso desocupe o imóvel antes da data do vencimento do contrato, o locatário sujeita-se ao pagamento da multa contratual por rescisão antecipada do contrato

 

Entrega das Chaves

 

No momento da entrega das chaves para a Vistoria Pré-Rescisional, serão entregue também controle eletrônico do portão da garagem (se houver), todas as chaves do imóvel, incluindo a chave da correspondência (se houver)

 

Na falta da chave da correspondência e/ou o controle eletrônico serão cobrados junto com os demais débitos

 

O locatário realizará a leitura dos consumos final de água e energia elétrica, efetuar a quitação dos valores apurados e solicitar o encerramento do fornecimento junto ás concessionárias

 

A quitação emitida pelas concessionárias será apresentada ao locador e/ou administradora, sob pena de não receber a quitação total de seus débitos

 

Vistoria Final ou de Desocupação

 

A Vistoria Final ou de Desocupação consiste na comparação entre a Vistoria Inicial com a situação do imóvel no momento da atual

 

Não sendo constatadas divergências, o locatário é comunicado para comparecer à administradora e/ou representante legal, para efetuar o pagamento de eventuais débitos de aluguéis, encargos e outros e assinar a Rescisão

 

Em caso de divergências quanto ao estado do imóvel, o locatário retirará as chaves do imóvel para a realização dos reparos necessários ou poderá ser-lhe oferecido por pagar o valor estabelecido/orçado para realização dos reparos necessários

 

* Importante lembrar, que durante o prazo em o locatário estiver realizando os reparos observados todos os encargos, sejam aluguel, condomínio, IPTU/TLP continuarão correndo por conta do locatário

 

 

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Como faço para rescindir/defazer meu Contrato de Locação?

Com 30 (trinta) dias de antecedência, envie um aviso por escrito (pessoalmente ou por e-mail) à administradora manifestando não desejar mais dar continuidade à locação

O imóvel deverá ser reposto à sua originalidade conforme o acordado em seu contrato de locação

Eventuais benfeitorias, se forem de interesse do locador, poderão ser incorporadas

Não solicite o desligamento do fornecimento de água ou energia do imóvel até que a administradora tenha realizado a Vistoria Final do imóvel para que as instalações elétricas, de água e de esgoto possam ser verificadas

O imóvel deverá estar absolutamente vazio (sem nada dentro) e limpo para solicitar à administradora para realizar a Vistoria Provisória

O imóvel deverá estar nas mesmas condições em que você gostaria que seu imóvel fosse devolvido e que você ou outro locatário gostaria de encontrar: pronto para uso imediato.

Disponibilize as chaves do imóvel para a administradora poder realizar a Vistoria Provisória

As Vistorias Provisória e Final do imóvel serão fotografadas e/ou filmadas pela administradora e permanecerão em nosso arquivos

Caso a administradora observe algum reparo, conserto ou pintura a ser realizados, você deverá realizá-los por profissional comprovadamente capacitado

O aluguel e os encargos contratuais continuarão correndo normalmente durante o período de reparos até a entrega do imóvel em condições adequadas e a assinatura do Termo de Rescisão Contratual

Caso existam débitos, serão negociados e farão parte da Rescisão Com Confissão de Dívidas

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Quais são os documentos necessários para rescisão do contrato de locação?


I - Condomínio

 

  • Nomes dos contatos, telefones e e-mails da empresa administradora do condomínio

  • Declaração de Nada Consta de Condomínio emitida pela empresa administradora do Condomínio

  • Nome, telefones para contato e e-mails do Síndico(a)

     

    II - GDF - Governo do Distrito Federal > http://www.fazenda.df.gov.br

     

  • Carnê de IPTU/TLP com os comprovantes de pagamento originais

  • Certidão de Nada Consta emitida pelo GDF

     

    III - CAESB - Água e Esgotos > Tel . 115 > http://www.CAESB.com.br

     

  • Última conta/fatura

  • Declaração de Nada Consta emitida pela fornecedora/concessionária de água

     

    IV - CEB - Energia Elétrica > Tel. 116 > http://www.CEB.com.br

     

  • Última conta/fatura

  • Declaração de Nada Consta emitida pela fornecedora/concessionária de energia elétrica

     

    V - Gás

     

  • Última conta/fatura

  • Declaração de Nada Consta emitida pela companhia fornecedora de gás

     

    Observações

     

  • Caso tenha dúvidas entre em contato conosco pelo 61 3273-5002 ou 3468-3900

  • Contate seu contador e/ou despachante para providenciar os documentos

  • As cópias dos documentos deverão estar autenticadas por Cartório

  • Antes de solicitar a vistoria, por favor, verifique se o imóvel deverá limpo e completamente vazio, sem nenhum objeto dentro, móveis, etc... 

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